terça-feira, 11 de outubro de 2011

ÍNDIOS DE SERGIPE - XÓCOS

Na época do descobrimento, as terras de Sergipe eram habitadas por várias tribos indígenas. Além dos Tupinambás e Caetés nas terras sergipana tinham cerca de 30 aldeias, ambas pertencentes ao grupo Tupi. Que pode ser dividida desta forma:
  • Na faixa do litoral sergipano os Tupinambás;
  • Ao sul do Estado os Kariri;
  • Ao norte de Sergipe, próximo ao Rio São Francisco, os Baimé, Kaxagó, Katu, Xocó, Romari, Aramuru e Karapotó.
Atualmente a única tribo existente é o Xocó, que vive na ilha de São Pedro, no município de Porto da Folha. O desaparecimento das tribos sergipanas se deu no século XIX, devido a política indianista do Império do Brasil que publicou a Lei das Terras em 1850, declarando como Domínio Público. Nesta fase foram extintos muitos aldeamentos nas províncias de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e outras regiões do Império, por critérios raciais e discriminatórios, só para apossarem dos territórios indígenas.

As missões em Sergipe 
 
As missões foram iniciativas religiosas que tinham com objetivo propagar o cristianismo entre os povos não cristãos. Em Sergipe as aldeias indígenas eram controladas pela Igreja Católica. Se os padres, por um lado, protegiam os índios contra escravidão e perda da terra, por outro destruía a cultura indígena com sua língua, costumes e crença. 
A capitania de Sergipe teve várias missões, as principais foram ás seguinte que podem ser verificadas de cima para baixo no mapa:
  • São Pedro, na ilha do mesmo nome atual município de Porto da Folha;
  • São Felix, Pacatuba;
  • Nossa Senhora da Saúde de Japaratuba;
  • Água Azeda ( próximo a São Cristóvão;
  • Geru no atual município de Tomar de Geru.

http://amanaje-yami.blogspot.com/2010_06_01_archive.html



Lacalização da aldeia dos Xocós atualmente
 
http://2.bp.blogspot.com


Tipo físico dos Xócos

O tipo físico dos índios Xócos são negróides (semelhante à raça negra), um dos motivos que levam acreditar que eles estão mais para uma comunidade quilombola do que para uma comunidade indígena.

http://www.capitaldoagreste.com.br/noticias.php?id=424



Material didático utilizado em sala de aula:
Cartaz para ilustrar o tipo físico dos índios Xócos.
Desenho do mapa de Sergipe do século XIX, com intuito de visualizar a localização das missões que existiram no território sergipano. 
                
Atividade proposta: 
Resumir em cinco linhas o assunto ministrado sobre os índios Xócos, enfatizando os seguintes fatores:
  •  Modo de vida antes e depois da colonização das terras sergipanas,
  • Localização e
  • Atividade econômica.

Bibliografia:.
CORRÊA, Antônio Wanderley de Melo; ANJOS,Marcos Vinicius Melo dos e CORRÊ, Luiz Fernando de Melo.Aracaju: Info Graph´s, 2005.
Postado por  Joice de Lima

20 comentários:

  1. Gostaria de parabenizá-los pelo produção do blog e deixar um link sobre a visita que fizemos a Ilha de São Pedro, com os alunos da Escola Estadual Jorge Amado. Link:http://www.youtube.com/watch?v=tbaqRe0QArw&list=UUCW8y8JaBJXtJkPfaQg9lCw&index=5&feature=plcp

    Abraços,

    Profº Elmo Melo de Menezes
    e-mail: elmomelo_se@yahoo.com.br
    canal no youtube: http://www.youtube.com/user/elmomenezes?feature=watch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor para uma escola visitar os índios ou eles a escola. Qual a forma de contato?

      Excluir
  2. qual é a língua nativa deles? ainda é usada atualmente?

    ResponderExcluir
  3. Um estudo mais completo: http://indiosemsergipe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. estou fazendo um trabalho e preciso de um resumo sobre as reservas indíginas

    ResponderExcluir
  5. estou fazendo um trabalho e preciso de um resumo sobre as reservas indíginas

    ResponderExcluir
  6. Olá, sou Ariane de Jesus, estudante da Faculdade Dom Pedro II- SE/Lagarto, do curso de Licenciatura em Pedagogia. Tenho realizado pesquisas a respeito da cultura indígena no Brasil e em específico no estado sergipano, gostaria de saber da possibilidade de realizar uma espécie de entrevista on-line, (informal), sobre a conservação da cultura e religião indígena com algum descendente????

    ResponderExcluir
  7. ótimo tema, mas, o conteúdo ainda esta vago. Digno de uma nota 6!

    ResponderExcluir
  8. Excelente pesquisa ! Parabéns ! Fiquei emocionado,pois sou sergipano de Aracaju e penso que posso ter os Tupinambás como um dos componentes das minhas raízes. A minha familia migrou para o Rio de Janeiro quando eu era criança com cerca de 4~5 anos de idade,aqui fui criado e só após os 25 anos de idade pude conhecer a trabalho,a cidade onde nasci. Tenho hoje 68 anos de idade e agradeço aos pesquisadores e pesquisadoras.O meu MUITO OBRIGADO ! Prossigam firme em mais pesquisas,pois são talentosos. Jose Raimundo Cristovam Nascimento (Pagina no Facebook com este meu nome)

    ResponderExcluir
  9. Quero conhecer uma comunidade indígena. Como fazer? Qual contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se morar em Sergipe me mande convite no face Joilson Amorim estou sempre indo para aldeia Kariri xocós em Porto real colégio Alagoas.

      Excluir
  10. Que vitimismo depressivo! Coisa de esquerdistas, de gente estatista, que quer dominar a sociedade inteira a partir da assunção do comando do controle estatal massivo e progressivamente ditatorial. Coisa de louco, mas são essas mentiras e essa manipulação barata que vem sendo ensinada nas escolas brasileiras há anos. Detestam tudo o que há de bom, sobretudo a nossa cultura ocidental fundada em valores judaicos-cristão, sem os quais não existiriam nossa sociedade, não existiríamos nós, não existiria o Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Olá sou professor Joilson Amorim atualmente estou me dedicando a estudar as tribos Kariri xocós, aqui vocês só falam dos xocós esses sim tem formato do rosto negroide, já os Kariri xocós nao tem.Esse aspectos negroide por incrível que pareça não se dá por cruzamento com negros e sim com fonos outra etinia.

    ResponderExcluir